Quem foi Ernst Neufert? Conheça o autor da “Bíblia da Arquitetura”

Ernst Neufert é um dos primeiros nomes que todo estudante de arquitetura escuta quando entra na faculdade.

Quando falamos de momentos da história que mudaram a área para sempre, a publicação do livro “Arte de Projetar em Arquitetura”, escrito por Ernst Neufert, é um dos principais acontecimentos.

Mesmo não tendo se destacado com grandes projetos como seus contemporâneos Le CorbusierMies van der Rohe, o nome de Neufert é um dos mais importantes da área.

Por meio de seu livro, estudantes de arquitetura e profissionais do mundo todo aprendem os principais fundamentos da área há várias gerações.

No post de hoje, vamos mostrar a história de Neufert e o que encontrar nessa obra que é referência para os apaixonados por arquitetura. Acompanhe!

Veja mais dicas de livros que você vai amar: Os melhores livros para arquitetos – obras sobre arquitetura, carreira e muito mais!

Ernst Neufert: Biografia

Afinal, quem foi Ernst Neufert?

O arquiteto alemão nasceu na cidade de Freyburg an der Unstrut. Aos 17 anos de idade, após 5 anos trabalhando como pedreiro, o jovem começou a frequentar a escola de construção de Baugewerbeschule, em Weimar.

Foi aí que a história de Ernst Neufert começou a mudar pra sempre.

Um dos professores de Neufert recomendou-o a Walter Gropius em 1919 para ser um de seus primeiros alunos da Bauhaus.

Ernst Neufert

Ernst Neufert

Ernst Neufert: Bauhaus

Ernst Neufert: Bauhaus

Neufert terminou os estudos em 1920 e, juntamente com o arquiteto expressionista Paul Linder (1897 – 1968) embarcou para estudar na Espanha durante um ano, onde esboçou igrejas medievais.

Durante a viagem ele teve a oportunidade de conhecer Antoni Gaudí e se impressionou com seu trabalho.

Neufert gostou tanto do trabalho do arquiteto catalão que, mais tarde, foi o principal divulgador de Gaudí na Alemanha.

Após 1921, Neufert retornou à Bauhaus e assumiu a chefia da arquitetura do escritório de Gropius, um dos mais importantes da República de Weimar.

Em 1925, o arquiteto colaborou com Gropius na realização dos edifícios da Bauhaus em Dessau e vários projetos residenciais. No ano seguinte, ele retornou a Weimar para dar aulas na Bauhochschule (Building College), conhecida como “a outra Bauhaus”.

Nos anos seguintes, Neufert conciliou a vida de professor com a realização de vários projetos como a Mensa am Philosophenweg e o Abbeanum em Jena.

Ernst Neufert: Mensa am Philosophenweg

Ernst Neufert: Mensa am Philosophenweg

Ernst Neufert: Abbeanum em Jena

Ernst Neufert: Abbeanum em Jena

Devido a ordem dos nazistas, a Bauhochschule foi fechada, o que fez com que Neufert se mudasse para Berlin para trabalhar em um escola de arte e arquitetura. Em 1934, essa outra escola também foi obrigada a fechar.

Foi nesse mesmo ano que Neufert tornou-se arquiteto-residente da Vereinigte Lausitzer Glaswerke (United Lusatia Glassworks) e continuou se destacando na criação de vários projetos.

A publicação do livro e a redenção de Neufert

Durante esses anos de trabalho, Neufert reuniu preciosos dados de arquitetura, extraídos em medições, experiências e conhecimentos adquiridos na prática. Esses dados deram origem a obra “Arte de Projetar Arquitetura”, publicada em março de 1936.

Até hoje, trata-se de um trabalho essencial de referência para arquitetos. Falaremos mais sobre ele ao longo do texto em um tópico especial.

No mesmo ano de publicação do livro, Neufert viajou aos EUA para visitar Frank Lloyd Wright e conhecer o mercado americano. Sua ideia era encontrar trabalho lá, mas o sucesso do livro foi tanto que o arquiteto logo retornou a Berlin para preparar a segunda edição.

Diante de novos contratos para edifícios industriais, Neufert optou por continuar na Alemanha. Em 1939, ele foi nomeado por Albert Speer para trabalhar na normatização da arquitetura industrial alemã.

Após a Segunda Guerra Mundial, o arquiteto foi nomeado professor da Darmstadt University of Technology. Abriu seu próprio escritório com seu filho Peter em 1953 e criou muitos projetos, entre eles industriais.

Neufert faleceu em 1986, na Suíça, deixando seu incrível legado para todos os arquitetos das futuras gerações.

Arte de Projetar em Arquitetura: a Bíblia dos Arquitetos

O livro “Arte de Projetar em Arquitetura”, publicado por Neufert em 1936, é bibliografia obrigatória para arquitetos, técnicos, engenheiros, construtores, professores e estudantes.

Não é à toa que a obra prima de Neufert é conhecida como a Bíblia da Arquitetura. Nessa obra, estão as medidas de tudo o que você possa imaginar relacionado a arquitetura e engenharia civil.

Trata-se de um manual de construção que reúne fundamentos, dimensionamentos, normas e prescrições sobre todos os tipos de edificações e ambientes.

Ernst Neufert: Arte de Projetar em Arquitetura

Ernst Neufert: Arte de Projetar em Arquitetura

O livro de Neufert já teve 39 edições em alemão, 17 em português e foi traduzido para 18 idiomas diferentes. São mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo todo.

No Brasil, a obra é publicada pela editora Gustavo Gili.

Uma curiosidade é que, como o nome do autor aparece em destaque na capa, as pessoas costumam chamá-lo de Neufert em vez do título original. Em sua última edição no Brasil, a capa é rosa.

O que encontrar no Neufert?

Mas, afinal, o que encontrar no livro de Neufert?

A cada atualização, especialistas incluem novos temas e abordagens de acordo com a evolução da área.

Na última edição brasileira (18ª), são abordados novos temas como instalações esportivas aquáticas, varandas cobertas, hotéis, restaurantes fast-food, elevadores, reabilitação e reutilização de edifícios, etc.

Mesmo com muitas informações adicionais, o livro de Neufert continua fiel a sua versão original que ficou consagrada no mundo.

Veja alguns exemplos do que encontrar no livro de Neufert:

  • Símbolos
  • Normas
  • Fundamentos
  • Projetos
  • Direção de obra
  • Parte das construções
  • Calefação
  • Iluminação
  • Isolamentos
  • Cálculo de Escadas
  • Jardins
  • Ambientes secundários
  • Áreas de apoio
  • Piscinas
  • Banheiros
  • Escolas
  • Dimensionamentos
  • Caminhos

Onde encontrar o livro?

O livro de Neufert pode ser encontrado nas maiores livrarias e custa entre R$ 170,00 a R$ 299,00.

Se a ideia é economizar, você pode procurá-lo em grupos de arquitetura no Facebook ou sites de sebo, como o Estante Virtual.

Gostou de conhecer mais sobre a vida de Ernst Neufert? Inspire-se também com a história de outros grandes arquitetos:

  • Conheça Philip Johnson: o primeiro arquiteto a ganhar o Prêmio Pritzker
  • Jean Nouvel: o arquiteto francês que valoriza o Oriente Médio com suas obras
  • Louis Kahn: o arquiteto que se inspirou no passado para criar obras monumentais