Telha ecológica: o que é, materiais, vantagens e mais!

Telha ecológica é aquela fabricada com material reciclado ou fibras naturais. Ela é uma alternativa para quem quer um projeto sustentável e com custo reduzido.

Com o avanço da tecnologia, estão surgindo cada vez mais opções para criação de um telhado ecológico seguro. Se você quer conhecer quais são elas, está no lugar certo.

No post de hoje, vamos explicar com mais detalhes o que é uma telha ecológica e mostrar suas vantagens. Acompanhe!

Quer mais dicas para criar uma cobertura incrível? Confira também:

O que é telha ecológica?

Telhas ecológicas são aquelas fabricadas com material reciclado, como fibra de papel ou naturais. Elas podem ser usadas em coberturas de residências, galpões, barracões e canteiros de obra.

Esse material inovador vem ao encontro de uma necessidade urgente do setor de construção civil: a redução da geração de resíduos e emissão de gases poluentes.

De acordo com um levantamento realizado pela Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), são geradas diariamente 290,5 mil toneladas de resíduos de construção e demolição, e apenas 0,6% do material é reciclado.

Diante desse contexto, a produção de telha ecológica com materiais descartados é um passo importante para reduzir o impacto da construção civil ao meio ambiente.

Telha ecológica: restaurante com telha ecológica marrom (foto: onduline)

Telha ecológica: restaurante com telha ecológica marrom (foto: Onduline)

Telha ecológica: 5 materiais utilizados

Uma telha ecológica pode ser feita de vários materiais, desde garrafa pet até embalagens tetra park.

Felizmente, com o avanço de pesquisas e da tecnologia, cada vez mais são criadas telhas ecológicas com novos tipos de materiais e propostas. Veja abaixo alguns exemplos de telha ecológica:

1- Telha ecológica de embalagem Tetra Park

A telha ecológica de Tetra Park já é usada na construção civil há alguns anos em projetos de habitação social e por empresas do ramo que promovem a arquitetura sustentável.

Esse tipo de telha ecológica é produzida com alumínio, pet, polietileno e polinylon.

Telha ecológica de tetra park

Telha ecológica de tetra park

2- Telha ecológica de fibras vegetais

Esse tipo de telha ecológica, assim como a telha de embalagem tetra park, já é bastante usada na construção civil.

A mais conhecida do mercado é a onduline, feita com fibras vegetais e impermeabilizada com asfalto e resina termofixa. A composição da cor é feita com pigmentos naturais.

Telha ecológica: telha onduline vermelha

Telha ecológica: telha onduline vermelha

3- Telha ecológica de Tetra Park e fibra de coco

Dois estudantes de uma escola técnica de São Paulo (SP) criaram um projeto de telha ecológica bem interessante.

O material é feito com embalagem tetra park e fibra de coco. A adição da fibra vegetal tem como objetivo servir de isolante acústico.

Essa telha ecológica ainda não é comercializada, mas vale destacar o projeto para lembrar como existem diversas alternativas de materiais que podem contribuir com o meio ambiente.

Telha ecológica de tetra park e fibra de coco

Telha ecológica de tetra park e fibra de coco

4- Telha ecológica de plástico reciclado

Existe também no mercado telha ecológica de plástico reciclado, que é produzida com materiais doados por empresas ou comprados de cooperativas.

Telha ecológica: telha de plástico reciclado

Telha ecológica: telha de plástico reciclado

5- Telha ecológica com fibra de eucalipto

Com a proibição da venda do amianto no Brasil, em 2018, pesquisadores em Lavras (MG) começaram a pesquisar uma nova alternativa sustentável para a fabricação de telhas.

Depois de alguns estudos, eles identificaram que a fibra de eucalipto, misturada ao calcário e ao cimento, apresenta bastante resistência.

Segundo os pesquisadores, a telha ecológica de fibra de eucalipto usa menos água em sua fabricação, tornando-se uma alternativa sustentável.

Na produção de telhas com eucalipto, a água corresponde a 40% da massa de cimento. No processo convencional, é preciso o dobro.

O projeto da telha ecológica ainda está em fase de testes e observações para garantir a segurança do material.

Veja também: Descubra o segredo para fazer cálculo de telhado!

Quer conquistar mais clientes e criar um projeto sustentável? Confira o Ciclo do Encantamento, conteúdo exclusivo para arquitetos que querem dar um UP na carreira:

5 vantagens das telhas ecológicas

Agora que você já viu os materiais que são utilizados em um telhado ecológico, confira 5 vantagens desse tipo de cobertura:

1- É uma opção sustentável 

A telha ecológica usa materiais reciclados, contribuindo com a redução de entulhos, reciclagem do lixo e a conservação do meio ambiente.

De acordo com Ivanildo Moraes de Rezende, proprietário da Ecológica-DF, para produzir uma telha de 2,20 m x 90 cm, são necessárias cerca de 2.000 caixinhas de leite.

Para cobrir uma casa de 100 m² (com 80 telhas), cerca de 160 mil caixinhas deixam se ser jogadas em aterros ou no meio ambiente.

Telha ecológica: reciclagem de embalagem tetra park

Telha ecológica: reciclagem de embalagem tetra park

Citando um exemplo prático, o uso da telha ecológica reduz o uso de água e madeira. Consequentemente, há também uma redução de custo na obra, mas sobre essa vantagem vamos falar no próximo tópico.

Veja também: Tudo o que você precisa saber para criar uma casa sustentável!

2- Reduz custos na obra

As telhas ecológicas reduzem o uso de alguns materiais comuns na criação de coberturas, como madeira, água e concreto.

Mas a economia da telha ecológica vai além disso. Como trata-se de um material mais leve do que as telhas de cerâmica e fibrocimento, seu transporte é muito mais fácil, o que evita quebras durante o deslocamento.

Além disso, a instalação de um telhado ecológico pode ser feita por equipes menores, o que também reduz o custo com a mão de obra de acordo com o tamanho do projeto.

Telha ecológica: instalação é mais prática e rápida

Telha ecológica: instalação é mais prática e rápida

Uma dúvida muito comum é: afinal, qual é o preço de uma telha ecológica?

O valor muda de acordo com o material, mas de modo geral o preço de uma telha ecológica é mais barato do que de uma telha de argila tradicional.

3- Oferece segurança e resistência

Apesar de ser um material mais leve, a telha ecológica apresenta resistência a quedas de objetos, goteiras e infiltrações.

Mas para garantir a firmeza de um telhado ecológico, é essencial ter alguns cuidados na instalação.

É fundamental seguir as recomendações do fabricante referente aos materiais, inclinação do telhado e os locais para furação.

Outro ponto importante quando se trabalha com telha ecológica é a identificação do sentido do vento, já que a instalação precisa ser feita na direção contrária.

Para garantir maior segurança em cobertura com telha ecológica, uma dica é utilizá-la em projetos de telhado embutido.

4- Tem instalação rápida

Telhas ecológicas são mais leves e fáceis de serem fixadas na estrutura do telhado. Dessa forma, a instalação exige menos mão de obra e é mais rápida.

É a opção ideal para aquele cliente que deu um prazo curto de entrega.

5- Contribui com o conforto térmico

As telhas ecológicas de tetra park ajudam a manter a temperatura agradável, pois as partes de alumínio refletem os raios solares.

Quando comparadas com as telhas de fibrocimento, as telhas ecológicas melhoram o conforto térmico em até 50%

Para garantir um bom resultado da telha ecológica, é recomendado incluir mantas térmicas ou isolantes na cobertura. Elas também garantem conforto acústico e impermeabilização do telhado.

Telha ecológica: exemplo de manta térmica (foto: blog coberturas leves)

Telha ecológica: exemplo de manta térmica (foto: blog coberturas leves)

Gostou de aprender mais sobre telha ecológica? Então, compartilhe o texto na sua rede para que as pessoas conheçam mais sobre esse material.