9 dicas de como conseguir ainda mais indicações de clientes

Sua estratégia é fortemente dependente de indicações de clientes?

Seus clientes parecem estar felizes com o resultado do projeto, mas mesmo assim ninguém te indica?

Como conseguir indicações de clientes?

Se você tem essas e muitas outras dúvidas e quer fechar mais projetos, esse post é para você!

Há várias formas de otimizar e incentivar seus clientes indicarem o seu serviço para conhecidos. Desde um bom atendimento, programa de benefícios até um simples agradecimento (dado de coração), separamos 9 dicas para multiplicar as indicações dos seus clientes nesta etapa do Ciclo do Encantamento, metodologia de marketing criada pela Viva Decora para ajudar arquitetos e designers de interiores a conquistarem mais clientes.

Dados sobre indicações e sua influência no processo de vendas:

  • 88% das pessoas na América Latina confiam em recomendações de pessoas conhecidas para decidir uma compra
  • Comunicação feita de consumidor para consumidor gera até 2 vezes mais vendas que publicidade paga
  • 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a indicar e recomendar produtos e serviços para outras pessoas
  • Apenas 29% das pessoas realmente indicam os serviços para conhecidos

Veja também: Marketing Boca a Boca para arquitetos e designers de interiores: um poderoso canal de vendas

9 dicas de como ter mais clientes por indicação

 

1 – A indicação começa no primeiro contato

A primeira impressão é a que fica. Certifique-se para que não seja a última e atenda bem o seu cliente.

2 – A indicação continua depois da venda

O fim do projeto não é o fim do relacionamento com o cliente. O que você está fazendo por ele? Ligue para ver se está tudo bem, mande algum mimo para comemorar a casa nova. Faça algo para que ele lembre de você.

E uma excelente forma de entender melhor a satisfação do seu cliente é medindo o seu churn rate.

3 – NPS

Net Promoter Score ou NPS, nada mais é do que a pesquisa de satisfação.

  • 9 a 10: pessoas que amam a sua marca e vão indicá-la
  • 7 a 8: pessoas neutras que não falam mal nem bem
  • 0 a 6: pessoas que vão depreciar seu negócio e falar mal dele

Entenda porque os clientes estão gostando ou não do seu serviço e melhore de acordo com as suas indicações.

 

como-conseguir-indicacoes-de-clientes-net-promoter-score

como conseguir indicações de clientes: net promoter score

Ferramentas de pesquisa de satisfação

Veja também: 23 ferramentas de marketing digital que vão facilitar sua vida

4 – Depoimentos

Depoimentos garantem prova social e dão credibilidade ao seu serviço.

Tipos de depoimento online

  • Depoimento em vídeo: o melhor de todos, por se tratar de consumidor para consumidor. Transmite maior confiança
  • Depoimento com foto e nome: Transmite certa confiança por se tratar de uma pessoa real
  • Depoimento em texto: Passa pouca confiança pois pode ser forjado

Veja também: Tem medo de falar em público? Confira 7 dicas de oratória que farão suas apresentações um sucesso

5 – Follow Up

Agenda de acompanhamento do cliente após a finalização do projeto. Programe-se para ser lembrado pelo cliente!

6 – Agradecimento

Agradeça o seu cliente quando for indicado.

7 – Programa de Afiliados

Após a obra, incentive seus clientes a te indicarem: ofereça descontos, comissão e outros tipos de benefícios para cada indicação.

8 – Benefícios

Durante o projeto, ofereça descontos e outros tipos de benefícios para o seu cliente ao te indicar.

9 – Defensores da Marca

Peepi

Incentive e recompense seus clientes ao engajarem com a sua marca.

Resumindo:

  • A indicação começa no primeiro contato
  • Ela continua depois da venda
  • NPS
  • Depoimentos
  • Follow Up
  • Agradecimento
  • Programa de Afiliados
  • Benefícios
  • Defensores da Marca

Extra: B = M.A.T

Behavior (comportamento) = Motivation (motivação) x Ability (habilidade) x Trigger (chamada para ação)

Para cada comportamento de consumidor que você queira estimular, ele precisa de uma motivação alta, ser algo fácil de ser feito e ter uma chamada que o estimule a ação.

Essa etapa de Multiplicação de Indicações faz parte do Ciclo do Encantamento, uma metodologia de 12 passos que criamos para a Viva Decora atrair mais público e conquistar mais clientes.

Se você desejar ver as palestras sobre as etapas anteriores, clique nos links abaixo!

Comentários

Não há comentários em "9 dicas de como conseguir ainda mais indicações de clientes"