Qual o melhor software para cálculo luminotécnico? Relux, Dialux ou AGI32?

Existem hoje em dia uma variada gama de softwares específicos para o trabalho do Light Designer.

Mas com tantas opções no mercado, decidir qual o melhor programa a se utilizar se torna uma tarefa difícil.

Confira neste post um comparativo com os principais programas para cálculo luminotécnico utilizados pelos profissionais da área.

calculo-luminotecnico-software

cálculo luminotécnico software: programa de iluminação

Para que servem os softwares de iluminação

 

Os designers de iluminação usam os softwares como uma ferramenta de design para complementar e contribuir para o processo luminotécnico, desde cálculos complexos até renderizações de apresentação.

Ao escolher o software de iluminação, é importante analisar dentre as opções disponíveis, qual o software que mais atende as necessidades do que será proposto.

Os softwares são utilizados para realizar cálculos luminotécnicos, auxiliar na análise espacial ou podendo até fornecer ao cliente uma renderização foto-realista.

O software para cálculo luminotécnico depende de dois componentes importantes para produzir cálculos precisos: as fontes de luz selecionadas e as superfícies dentro do modelo.

Todas as opções de software de iluminação disponíveis usam um dos dois métodos de cálculo – radiosidade ou raytracing.

Todos os softwares de iluminação usam uma ou ambas as opções para calcular a iluminância (a quantidade de fluxo luminoso por unidade de área) e luminância (a intensidade da luz emitida por uma superfície por unidade de área em uma determinada direção) de superfícies e provisões para dados de cálculo de iluminação de exportação.

Softwares para cálculo luminotécnico

 

A seguir, uma visão geral dos três principais pacotes de software de cálculo mais usados ​​em escritórios de projetos de iluminação, são eles: Realux, Dialux e AGI32.

Dialux

 

calculo-luminotecnico-software-dialux

cálculo luminotécnico software: dialux

O DIALux, criado em 1994, é um software gratuito de cálculo de iluminação de radiosidade baseado no Windows XP.

Um grupo de mais de 90 fabricantes de luminárias internacionais financiou o desenvolvimento do DIALux e pagou para que suas luminárias fossem incluídas no pacote de software.

Atualizado e mantido por uma empresa independente, DIAL GmbH, DIALux é frequentemente modificado e refinado para os requisitos dos designers.

Como o software inclui tantas bibliotecas de acessórios de fabricantes diferentes, o programa mantém um tipo de neutralidade.

A versão atual, pode ser baixada no site da DIAL e está disponível em 26 idiomas.

Amplamente utilizado na Europa, o DIALux começou recentemente a entrar no mercado norte-americano. O DIALux também suporta os formatos de dados de todos os fabricantes de luminárias globalmente.

Os recursos incluem cálculos de iluminação natural, assistentes de iluminação de emergência e de rua, planejamento de cena de interiores e documentação, e imagens foto-realizadas com um módulo de raytracing adicionado para visualização de superfícies especulares e transparentes.

Importações e exportações podem ser feitas como arquivos. dwg e .dxf, e os resultados podem ser impressos ou salvos como um PDF.

As exibições e renderizações são salvas no formato JPEG com ou sem raytracing adicionado.

O DIALux está rapidamente ganhando notoriedade como o software mais econômico para todos os cálculos de iluminação, porque não há taxa de licença.

O software é aplicável para cálculos qualitativos complexos, bem como renderizações foto-realistas e os resultados podem ser impressos ou salvos como um PDF.

Quer virar um especialista em iluminação? Confira nosso curso:

curso-light-design

RELUX

 

calculo-luminotecnico-software-relux

cálculo luminotécnico software: relux

RELUX é uma solução de software de planejamento de iluminação gratuita ideal para planejadores de sensores e planejadores de iluminação.

Esta é uma das opções de software mais populares no campo da iluminação. O RELUX vem com todos os dados e ferramentas necessários para a criação do seu plano de iluminação profissional.

Os profissionais usam o software para criar simulações de luz artificial para projetos externos e internos. Ele pode exportar e importar funções para DWG, DXF e alguns outros formatos de arquivo, o que torna esse software de planejamento muito útil.

Deve-se notar que o Relux não é completamente livre, o plug-in para ray tracing (Radiance) não é gratuito. Seu concorrente, o DIALux fornece esta opção gratuitamente (POV-RAY) e esta opção é muito importante para produzir imagens de alta qualidade.

AGI32

 

calculo-luminotecnico-software-agi32

cálculo luminotécnico software: agi32

A versão mais recente do conhecido software para cálculo luminotécnico AGI32, calcula tanto a luz elétrica quanto o programa de imagem baseado em radiosidade 3D, o que seria a luz do dia na maioria dos ambientes.

Apresenta uma interface revisada e mais intuitiva, possui uma biblioteca de símbolos de luminárias atualizada, teclas de função que se alinham ao AutoCAD e kits de ferramentas personalizáveis ​​que são móveis na tela.

O software AGI é fácil de usar e avançou bastante desde o primeiro lançamento do programa em 1992.

O AGI foi o primeiro programa comercialmente disponível para executar cálculos interiores para salas de formato irregular e configurações de teto inclinado.

O principal objetivo do AGI32 é ser o mais fotometricamente preciso possível. Embora as renderizações sirvam para apresentações de clientes, o principal foco da funcionalidade da AGI são seus cálculos.

O software inclui um mecanismo de raytracing que pode ser executado em vistas renderizadas para visualizar materiais como vidro e pedra polida.

O AGI32 é útil para todas as necessidades de cálculo de iluminação, incluindo cálculos simples de superfície grandes e em espaços mais complexos com a utilização de luz refletida e luz do dia.

Veja também:

Qual a melhor escolha de software para cálculo luminotécnico?

 

A maioria dos softwares de iluminação inclui recursos semelhantes, como cálculos ponto-a-ponto e estudos de luz do dia.

Todos produzem representações, embora em diferentes níveis de qualidade e foto-realismo.

Muitos programas também têm versões de avaliação, além de licenças educacionais gratuitas ou com desconto para os alunos.

Embora os computadores e os programas de software aliviam o tedioso processo de cálculos ponto a ponto feitos à mão, os projetistas de iluminação devem ser cautelosos em confiar apenas nos cálculos dos computadores para fazer o trabalho.

Se um designer não entender os resultados do cálculo e como eles informam o projeto, o software não é um auxílio.

Em vez disso, um designer deve ser capaz de tirar as conclusões do computador e saber como usar os cálculos e as imagens renderizadas como uma peça informativa no processo de design de iluminação.

Pronto para botar a mão na massa? Veja outros softwares e aplicativos que podem te ajudar:

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Ilunato, loja virtual de iluminação e decoração criada para atender profissionais. Conheça e se surpreenda com o nosso programa de especificadores parceiros.