Apps para arquitetos: uma lista completa com 26 aplicativos que vão facilitar sua vida!

apps-para-arquitetos-celular

apps para arquitetos: celular

Desde a revolução dos smartphones, cada vez mais, todos estamos conectados. E, a cada dia, mais apps de todos os tipos têm surgido. Inclusive aplicativos de arquitetura.

E, se você é um arquiteto que não tem tempo a perder, pode se beneficiar dessa tendência.

Já existe no mercado uma grande quantidade de apps para arquitetos, todos voltados para ajudar os profissionais a conceituar e criar projetos em qualquer lugar e hora, com acesso remoto e compatíveis com diversos dispositivos móveis.

A arquitetura e a tecnologia andam juntas (que o diga Norman Foster). Na verdade, a tecnologia vem transformando a arquitetura, seja com impressoras 3D, a maneira de visualizar projetos, além de hardwares inovadores, o BIM (Building Information Modeling), muitos outros softwares e, sobretudo, a forma com que os arquitetos utilizam tudo isso para reinventar a profissão.

Veja nesta postagem como se aproveitar dos benefícios da tecnologia móvel e do cloud computing para ter seus projetos ou a gestão de seu escritório sempre à mão.

Aliás, você conhece o software criado por Frank Gehry, no modelo SaaS (você paga uma mensalidade para usar o software na nuvem e usar de onde estiver), o GTEam?

Que apps para arquitetos você deve ter? Do esboço ao gerenciamento de projetos

 

Veja essas dicas de apps para arquitetos iniciantes e veteranos e prepare-se para começar os downloads! Seja para visualização de projetos ou fazer contas, há um arsenal completo à sua disposição – inclusive de aplicativos para desenho de arquitetura.

Aplicativos de arquitetura para visualização de projetos:

 

1 – AutoCAD 360 – Android e iOS

 

Este é um app para arquitetos muito conhecido no ramo, mas sempre vale a pena lembrar.

O AutoCAD 360 te permite abrir e editar arquivos DWG, desenhos 2D e 3D, e com a assinatura da versão Pro, seus arquivos funcionarão perfeitamente em uma vasta gama de dispositivos e plataformas.

A sacada, aqui, é ter a versão mobile disponível e sempre a mão.

Conheça também a versão para desktop: o Autocad e tudo o que ele pode fazer pelo seu projeto.

2 – iRhino 3D – iOS

 

Com o iRhino 3D você pode visualizar, dar zoom e rotacionar arquivos de Rhino na extensão 3DM.

3 – Graphisoft Bimx – iOS

 

O Graphisoft Bimx é um aplicativo de arquitetura de apresentação 3D que permite que todos os membros de um mesmo projeto tenham acesso ao modelo, sem a necessidade de ter domínio sobre BIMx.

Aprenda também sobre o que é o V-Ray e como encantar seus clientes usando esse poderoso software.

4 – Visuartech – Android e iOS

 

Este aplicativo funciona como uma ferramenta de realidade aumentada que permite que você apresente projetos para clientes de uma forma mais criativa e atraente.

5 – Cad Touch – iOS e Android

 

Visualize seus projetos em 2D e 3D e faça edições rápidas em 2D. A versão paga do Cad Touch permite importar e exportar os arquivos no formato DWG, permitindo assim seu uso no AutoCAD e SketchUp.

Aplicativos 3D:

 

6 – MagicPlan – iOS e Android

 

Com o MagicPlan você pode criar uma planta utilizando a câmera de seu celular. Simples assim!

7 – Homestyler Interior Design – iOS e Android

 

No Homestyler você pode acrescentar modelos 3D de objetos como tapetes, móveis e espelhos às suas fotos.

Aplicativos para desenho e sketch:

 

8 – Adobe Illustrator Draw – iOS e Android

 

Faça esboços de suas ideias rapidamente no Adobe Illustrator Draw e compartilhe na Adobe Creative Cloud. A ferramenta ainda permite o uso de camadas e a integração com o Illustrator e Photoshop.

9 – Autodesk Sketchbook – iOS e Android

 

Além de funcionar como sketchbook, com o Autodesk Sketchbook você pode tirar uma foto com a câmera do dispositivo para o aplicativo transformar em formato digital e com fundo transparente os seus desenhos de linha feitos em papel, como um scanner.

10 – Paper by 53 – iOS

 

Um dos app para arquitetos mais amado entre os profissionais e estudantes da área. Ele é uma das melhores ferramentas para esboço e anotações em geral. Você escreve por cima de imagens, edita fotos ou desenha.

Atualmente existe também o lápis, projetado para ser usado junto do app. Lindo e funcional.

Put It On Paper from FiftyThree on Vimeo.

11 – Morpholio / Morpholio Trace – iOS

 

Aplicativo para desenho de arquitetura que será muito útil no processo criativo e para rabiscar, pois permite que o usuário desenhe por cima de imagens importadas da câmera, iPad ou outras fontes. Também é possível anotar comentários e ideias, além de criar esboços.

Aplicativos para desenho de arquitetura:

 

12 – RoomScan Pro – iOS e Ipad

 

A partir de agora, tudo o que você precisa para desenhar plantas arquitetônicas é o seu celular aliado ao seu talento.

O RoomScan Pro é um aplicativo que usa o smartphone para criar uma planta de um apartamento inteiro em um minuto. Esqueça a trena. Este app usa sensores internos do Iphone, que deve estar posicionado em uma parede do apartamento, casa ou ambiente, para criar plantas precisas.  Impressionante, né?

Veja também como melhorar sua apresentação de projetos com o SketchUP.

13 – PadCAD – iOS

 

Use o CAD para criar projetos pequenos no seu celular. O PadCAD ainda permite exportar os desenhos para uma ferramenta de CAD profissional.

Apps para ajudar arquitetos na hora do projeto:

 

14 – Photo Measures – iOS e Android

 

Muito prático, você pode salvar as medidas de cômodos e móveis diretamente nas fotografias com o Photo Measures.

15 – Clinometer

 

O Clinometer funciona basicamente como um nível de bolha, além de medir o ângulo da inclinação de uma superfície.

16 – Cálculo de Materiais Gypsum Drywall – iOS e Android

 

Este app calcula automaticamente a quantidade dos materiais necessários para a montagem de paredes, forros e revestimentos em Drywall.

Falando em Drywall, veja o que é possível ser feito nesses 5 projetos de casa com Drywall e inspire-se.

17 – Architect’s Formulator – iOS

 

Não consegue guardar todas fórmulas matemáticas? Com o Architect’s Formulator você tem acesso a mais de 400 delas na palma da sua mão.

18 – myPANTONE – Android

 

Tenha acesso a toda a biblioteca de cores Pantone. O app também permite criar paletas e identifica cores próximas de uma imagem.

19 – Concept Idea Calculator – iOS

 

O Concept funciona como uma ferramenta para visualizar melhor o conceito da estrutura do projeto e testar sua viabilidade, ainda em sua etapa inicial.

Aplicativos para organização:

 

20 – Countdown+ – iOS e Android

 

Organize seus prazos, compromissos e reuniões em único local. O Countdown+ gera uma contagem regressiva para dar uma ideia melhor do tempo que resta para cada tarefa, além de aumentar a frequência das notificações conforme o prazo final chega.

21 – Trello – Android e iOS

 

Muito conhecido no meio empresarial, este app é um organizador de tarefas e projetos, além de auxiliar na gestão de equipes. O Trello é uma excelente ferramenta para ajudar a colocar os projetos nos eixos.

Com ele, você terá controle de todas as fases do seu projeto, poderá distribuir e monitorar tarefas, além de receber atualização de progresso, criar listas de tarefas e muito mais. Layout limpo e dinâmico.

Veja também dicas de como gerenciar um projeto usando o Trello.

22 – Agendor – Android e iOS

 

Aplicativo de CRM – sigla em inglês que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português – ele te ajudará a organizar a área comercial e aumentar o número de clientes. Muito interessante para arquitetos que tenham escritório próprio ou pretendem abrir um.

Esta ferramenta permite:

  • Centralizar as informações sobre seus clientes
  • Melhorar a comunicação entre a equipe de vendas
  • Mais controle e produtividade das ações comerciais
  • Relatórios para análises detalhadas de desempenho de vendas

Confira também outras dicas de gestão de tempo em nosso artigo e aprenda a organizar sua agenda!

Outros apps para arquitetos:

23 – MobiArq Protagonista – Android e iOS

 

O aplicativo permite que arquitetos e urbanistas enviem fotos e relatos de irregularidades em obras diretamente ao CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

24 – Good Reader – iOS

 

Abra diversos formatos de arquivos (texto, imagem e vídeo) e faça anotações e desenhos em seus arquivos PDF. O app é pago e disponível apenas para iOS.

25 – Sun Seeker – Android e iOS

 

Uma ferramenta inestimável para identificar como a luz atinge o ambiente ou o terreno e o trajeto do sol ao longo do dia, durante o inverno, verão, ao nascer e pôr do sol – tudo para ter uma melhor noção da variabilidade espacial do ângulo de incidência solar.

A partir de um GPS e de um magnetômetro, o arquiteto poderá tomar melhores decisões sobre a implantação do projeto em construção ou desenho.

26 – ArchiSnapper – Android e iOS

 

Agilize o acompanhamento de obras e crie relatórios sem a necessidade de câmera ou bloco de notas. Este app tem ferramentas para desenhar, fotografar, comentar e te aliviar um pouco do estresse.

Qual app para arquiteto dessa lista você já conhecia e usava? Tem alguma sugestão?

Se você é daqueles que não quer ficar para trás, deve acompanhar essas mudanças e ficar ligado às novidades para se manter atualizado com os novos aplicativos para arquitetura que surgem a cada dia.

Com essas ferramentas, você poderá acessar na palma de sua mão programas do seu dia a dia e converter seu celular ou tablet em folhas de esboços ou mesmo em um gerenciador da equipe, dos projetos e das conquistas de clientes novos.

Que tal ir além do aplicativo de arquitetura e ir para os softwares? Aprender como modelar seu projeto no Sketchup no Viva Decora PRO Academy, com cursos online voltados especialmente para profissionais de Arquitetura e Interiores!

SketchUP-Basico