7 dicas de como incluir o Twitter nas suas estratégias de marketing

Quer aumentar sua presença nas mídias sociais? Melhorar sua estratégia de marketing digital? Ter um relacionamento mais próximo com os seus clientes? Se sim, leia este post e aprenda a como fazer marketing no Twitter.

Na época em que foi lançado, o Twitter virou uma febre entre os brasileiros. Chegamos a ser o segundo país com mais usuários na rede social. É verdade que o número de usuários ativos vem caindo desde 2013. Mas seus 328 milhões de usuários globais não podem passar despercebidos, sendo ainda muito importante ter uma estratégia de marketing no twitter.

O Twitter tem características específicas que podem ajudar a alavancar a sua estratégia de marketing, como a sua linguagem própria, velocidade e dinamismo.

Mas, se você ainda não está familiarizado com essa rede social, vamos do começo:

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twitter marketing: página inicial

O que é o Twitter

 

O Twitter é chamado mundo afora de microblog, por permitir que seus usuários façam postagens de, no máximo, 140 caracteres (contando com os espaços, hein!). Recentemente, a rede começou uma fase de testes para dobrar esse limite, mas ainda não está disponível para todos os usuários.

É na limitação de caracteres que mora a principal singularidade do Twitter – os usuários são desafiados a passarem mensagens completas e significativas em poucas palavras, estimulando uma comunicação mais rápida e dinâmica.

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twitter marketing: 140 caracteres

Por isso, é importante prestar atenção na linguagem específica dessa rede social, ressaltando alguns pontos:

Espaço curto: você já sabe que tem apenas 140 caracteres disponíveis (e, em breve, 280). Seja objetivo, mas entregue a informação completa. E, se precisar de mais espaço, utilize links externos.

Circulação alta: atualmente, o Twitter recebe mais de 500 milhões de tweets por dia, o que corresponde a 6 mil tweets por SEGUNDO. Ou seja, as informações são rápidas e entregues em pílulas aos usuários.

Hashtags (#): hoje em dia, tanto o Facebook quanto o Instagram incorporaram as hashtags nas publicações, mas o verdadeiro berço delas é o Twitter. Elas foram criadas para agruparem publicações com o mesmo assunto – como debates, publicações combinadas e tweets em série. Por conta delas, o Twitter possui o “Trending Topics”, (ou “Assuntos do Momento”, como é chamado atualmente) um ranking das hashtags mais populares naquele momento.

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twitter marketing: trending topics

Agora que você já entendeu o panorama geral de funcionamento da rede, é hora de arregaçar as mangas e começar a pensar em como incluir o Twitter na sua estratégia de marketing digital.

Como fazer marketing no twitter e impulsionar o seu negócio

 

  1. Atraia mais tráfego para o seu site

 

A maior função do Twitter é falar e ser ouvido. Lá, as empresas possuem quase o mesmo espaço que usuários comuns, apesar de existir o Twitter Ads, que abordaremos adiante. Se você já é adepto da produção de conteúdo e mantém um blog atualizado, o Twitter pode ser um excelente canal para compartilhar seus posts e atrair novos visitantes para o seu site. Além disso, como a circulação é alta, você pode resgatar conteúdos antigos e fazer com que voltem a ter acessos.

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twitter marketing: tweet

  1. Tweete com frequência

 

Você precisa ser visto por seus seguidores e, com uma circulação de conteúdo tão alta, é necessário publicar com mais frequência do que em outras redes sociais. Utilize as ferramentas que o próprio Twitter disponibiliza para entender o seu público e encontrar o equilíbrio ideal, já que um exagero na quantidade de postagens pode chegar a irritar os seus seguidores.

  1. Serviço de atendimento ao consumidor (SAC)

 

Se você está online e cria relacionamento com seus clientes (atuais e potenciais), você deve estar preparado para ouvi-los. Mais do que isso: você deve querer que seus seguidores façam algum tipo de contato, seja para enviar críticas, sugestões, ou dúvidas sobre o serviço que você oferece.

Você já possui um e-mail, um telefone, whatsapp e até responde com frequência as demandas da sua página no Facebook. Ainda assim, ter mais uma canal de SAC é mais uma vantagem para o seu negócio. Além disso, o contato através do Twitter é ainda mais fácil e rápido do que enviar um e-mail ou fazer um telefonema. Seus seguidores podem conversar com a sua empresa através das menções de usuário ou das DMs (direct messages).

Veja como utilizar o email marketing para conquistar mais clientes.

  1. Engajamento entre empresas e pessoas

 

A comunicação no Twitter é uma das mais diretas na internet: para fazer uma menção no Twitter, basta usar o @ na frente do nome do usuário, que ele será notificado. E como você pode tirar vantagem dessa comunicação direta?

A palavra-chave é relacionamento. É possível falar diretamente com alguém, responder a tweets, engajar outros usuários na mesma conversa. A cada tweet publicado, você está iniciando um tópico de conversa com seus seguidores, que podem engajar (ou não) naquele assunto. Aproveite e descubra como aumentar o engajamento nas redes sociais!

Como em toda estratégia de marketing, é necessário testar o que funciona melhor para o seu público: faça postagens com links externos, com imagens, apenas com textos, enquetes, etc. Explore as possibilidades da rede social, analise os resultados que você obteve e fortaleça o seu plano de marketing.

  1. Monitore seu público e a concorrência

 

A busca do Twitter permite encontrar todos os usuários que publicaram tweets com uma determinada palavra ou hashtag, desde que seus respectivos perfis sejam públicos. Essa ferramenta é perfeita para monitorar o sentimento do público geral do Twitter quanto a qualquer assunto – inclusive sobre seu ramo e, especificamente, a sua empresa. Utilize a busca para entender quais são as principais reclamações e dúvidas dos usuários sobre os seus serviços e concorrentes.

Tire proveito desse espaço! Esteja atento para iniciar conversas, tirando dúvidas, oferecendo soluções e direcionando-os para o seu blog ou site. Vendo o que seu público tweeta, você tem consciência de quais são os seus principais interesses e pode produzir conteúdo mais aprofundado e publicá-lo em suas redes.

Mas, claro: não tente vender o seu serviço em todos os seus tweets, tente marcar sua presença como um solucionador de problemas.

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twitter marketing: perfil

Você já usa o Pinterest? Aproveite e aprenda a como usar o Pinterest na sua estratégia de marketing digital.

  1. Humanize a sua marca

 

Lá no início, falamos um pouco sobre as características da linguagem própria do Twitter. Uma das maiores é o humor. Claro que o conteúdo empresarial é mais sério e profissional, mas, se você souber dosar, pode também fazer utilização desse recurso, através de memes e piadas próprias da rede.

O humor humaniza a sua marca e cria maior identificação com seus seguidores, por mostrar que você está ali e também “fala a mesma língua”. Isso auxilia na construção de um posicionamento de marca marcante e uma boa estratégia de marketing no twitter.

  1. Utilize o Twitter Ads e o Twitter Cards

 

Em 2015, o Twitter lançou a abertura de contas de anúncios voltados para pequenas e médias empresas, o Twitter para Empresas. Assim como no Facebook Ads, não há valores tabelados; os anúncios são definidos através de leilões.

Você pode escolher entre promover a sua conta, quando o Twitter sugere o seu perfil a outros usuários, de acordo com seus interesses, e tweets promocionais, em que o Twitter monitora a suas postagens constantemente para divulgar automaticamente as que obtiveram melhor performance entre os seus seguidores.

Outro lançamento mais recente é a implementação dos Cards. Eles são cartões que carregam informações extras sobre um determinado tweet q que são mostradas na própria rede, sem a necessidade do usuário sair do Twitter.

O Twitter pode ser uma ferramenta importante para alavancar o tráfego para o seu site, construir relações com seus clientes e estabelecer uma presença digital marcante. Com essas dicas, já é possível explorar os recursos disponíveis dentro da sua estratégia de marketing digital no twitter.

Esse post foi escrito por Lucas Fonseca, CEO na agência Casa Oito Digital Intelligence, atuando há aproximadamente 10 anos em Marketing Digital, Campanhas de Mídia (PPC) e Inbound Marketing. Especialista em analisar e, efetivamente, relatar insights de dados que variam de métricas de negócio ao comportamento do usuário e desempenhos de campanhas.

 

 

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