10 arquitetas famosas e suas obras reconhecidas mundialmente

Já que é para fazer uma relação de arquitetas famosas, decidimos arredondar a conta e trazer para você um pouco da história de 10 delas.

Originárias de diversas partes do mundo, os destaques incluem designers de interiores, urbanistas e até quem se dedicasse, além da arquitetura, também a cenografia e ao design de mobiliário.

Confira nossa lista de arquitetas famosas e inspire-se para criar projetos cada vez mais surpreendentes e inovadores, como os destes grandes nomes da arquitetura.

10 arquitetas famosas e suas obras que marcaram época

 

  1. Lina Bo Bardi
  2. Zaha Hadid
  3. Lilly Reich
  4. Marion Mahony Griffin
  5. Charlotte Perriand
  6. Anne Tyng
  7. Gae Aulenti
  8. Kazuyo Sejima
  9. Denise Scott Brown
  10. Jeanne Gang

 

arquitetas-famosas

arquitetas famosas

1- Lina Bo Bardi

 

Merecidamente, a primeira de nossa lista – e não por ser brasileira (nascida na Itália, mas se naturalizou e desenvolveu sua obra incrível por aqui). E se não bastassem projetos que fazem parte da relação dos mais admirados pelos amantes da arquitetura, como o MASP, o SESC Pompeia e a Casa de Vidro, Lina Bo Bardi também se envolveu em diversos movimentos artísticos e culturais, não apenas ligados a arquitetura.

Reconhecida internacionalmente, o SESC Pompeia, por exemplo, obra à qual dedicou 9 anos de sua vida (no MASP foram 12) foi considerado o 6º melhor prédio de concreto do mundo, pelo jornal britânico “The Guardian”.

Você pode saber mais sobre esta arquiteta aqui: Lina Bo Bardi – biografia, curiosidades, as principais obras e o legado do MASP

arquitetas-famosas-lina-bo-bardi-masp

arquitetas famosas: Lina Bo Bardi MASP

arquitetas-famosas-lina-bo-bardi-sesc-pompeia

arquitetas famosas: Lina Bo Bardi Sesc Pompeia

arquitetas-famosas-lina-bo-bardi-casa-de-vidro

arquitetas famosas: Lina Bo Bardi casa de vidro

2- Zaha Hadid

 

Não, não é para todo mundo receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, e Zaha Hadid foi a primeira mulher a conquistar esta honraria.

Nascida no Iraque, na mais do que inspiradora cidade de Bagdá, formou-se inicialmente em matemática, na Universidade Americana de Beirute, e completou sua formação em Londres, na Architectural Association.

Ganhou diversos prêmios internacionais e entre suas principais obras podemos destacar a Vitra Fire Station, na Alemanha; o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea, nos Estados Unidos; o Terminal Hoenheim-North & Estacionamento, na França; a Pista de Saltos de Esqui Bergisel, na  Áustria e o Centro Aquático de Londres.

arquitetas-famosas-zaha-hadid-vitra-fire-station

arquitetas famosas: Zaha Hadid Vitra Fire Station

arquitetas-famosas-zaha-hadid-centro-rosenthal-de-arte-contemporanea

arquitetas famosas: Zaha Hadid Centro Rosenthal de Arte Contemporânea

arquitetas-famosas-zaha-hadid-terminal-hoenheim-north-e-estacionamento

arquitetas famosas: Zaha Hadid Terminal Hoenheim North & Estacionamento

arquitetas-famosas-zaha-hadid-pista-de-saltos-de-esqui-bergisel

arquitetas famosas: Zaha Hadid Pista de Saltos de Esqui Bergisel

arquitetas-famosas-zaha-hadid-centro-aquatico-de-londres

arquitetas famosas: Zaha Hadid centro aquático de Londres

3- Lilly Reich

 

Nascida em Berlim, na Alemanha, em 1885, aos 23 anos mudou-se para a Áustria para trabalhar na comunidade de arquitetos, designers e artistas Wiener Werkställe, por 3 anos.

Destacou-se como designer de interiores, de mobiliário e de moda. Mas foi em 1926 que começou a trabalhar ao lado do arquiteto Mies van der Rohe, que admirava seu talento e, dizem, apreciava muito seus conselhos e opiniões.

Foi em parceria com ela que van der Rohe criou o famoso e premiado pavilhão alemão, na Exposição Mundial de Barcelona. Foi indicada por ele como diretora de construção e arquitetura de interiores na Escola Bauhaus, que foi fechada pelos nazistas em 1933. Após a Guerra, lecionou como professora na Universidade de Artes de Berlim, onde faleceu em 1947.

arquitetas-famosas-lily-reich-pavilhao-alemao

arquitetas famosas: Lily Reich Pavilhão Alemão

arquitetas-famosas-lily-reich-pavilhao-alemao-lateral

arquitetas famosas: Lily Reich Pavilhão Alemão lateral

4- Marion Mahony Griffin

 

Trabalhou ao lado de nada menos que Frank Lloyd Wright, mas, com certeza, não é este o motivo de sua fama e reconhecimento.

Foi uma das primeiras mulheres a receber oficialmente o título de arquiteta, depois de se formar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Dentre as diversas conquistas de sua carreira, destaca-se ter vencido o concurso para projetar a nova capital da Austrália, Camberra, ao lado do Marido, Walter Burley Griffin.

arquitetas-famosas-marion-mahony-griffin-camberra

arquitetas famosas: Marion Mahony Griffin Camberra

5- Charlotte Perriand

 

Arquiteta francesa que trabalhou com Le Corbusier, depois de ter sido preterida por ele, alguns anos antes.

Destacou-se como designer de móveis, tendo contribuído para diversos projetos de mobiliário de Le Corbusier, dentre eles, a cadeira Grand Confort, que fugia um pouco ao estilo do mestre.

Em 1937, fundou a Union des Artists Moderns e passou a se dedicar de forma intensa ao projeto de móveis mais acessíveis, trocando materiais metálicos pelo uso da madeira.

Sua obra tem influências orientais, pois trabalhou no Japão e passou um tempo no Vietnã (na verdade, foi detida nesse país durante a Segunda Guerra).

Dentre algumas obras arquitetônicas para as quais contribuiu após esse período, podemos citar o Hospital Saint-Lo, na França; o Hotel de France, na Guiné; a Liga das Nações, na Suíça e o Escritório de Turismo Francês, na Inglaterra.

arquitetas-famosas-charlotte-perriand-cadeira-grand-confort

arquitetas famosas: Charlotte Perriand cadeira grand confort

arquitetas-famosas-charlotte-perriand-chaise-lounge

arquitetas famosas: Charlotte Perriand chaise lounge

arquitetas-famosas-charlotte-perriand-estante

arquitetas famosas: Charlotte Perriand estante

6- Anne Tyng

 

Professora de arquitetura da Universidade da Pensilvânia por 27 anos, Anne Tyng se notabilizou pela maneira como usava as formas geométricas na arquitetura.

Nascida na China (seus pais eram missionários americanos nesse país), passou sua vida nos Estado Unidos. Estudou em Harvard e trabalhou por um período na cidade de Nova Iorque, até se transferir para a Filadélfia, onde conheceu e trabalhou para o renomado arquiteto Khan, desenvolvendo uma parceria extremamente criativa.

Além das diversas contribuições marcantes para a obra de Khan (alguns diziam que Tyng era sua musa), sua paixão pela geometria deu origem a um famoso brinquedo, logo no início de sua carreira, o Tyng Toy: um conjunto de peças de madeira que podiam ser montadas de diferentes formas para criar os mais variados tipos de atividades para as criança.

arquitetas-famosas-anne-tyng-tyng-toy

arquitetas famosas: Anne Tyng tyng toy

arquitetas-famosas-anne-tyng-tyng-toy-cavalo

arquitetas famosas: Anne Tyng tyng toy cavalo

arquitetas-famosas-anne-tyng-tyng-toy-carro

arquitetas famosas: Anne Tyng tyng toy carro

7- Gae Aulenti

 

Talvez a mais polivalente integrante de nossa seleção de arquitetas famosas, Aulenti se destacou como estilista, designer, cenógrafa e principalmente designer de interiores.

Esta arquiteta italiana também foi professora em diversos países, dentre eles Estados Unidos, Alemanha e Canadá.

Sua fama se deve a um grande número de projetos referentes a museus de arte, dentre eles o d’Orsay, de Paris; A Galeria de Arte Contemporânea, no Centro Pompidou, na mesma cidade; a restauração do Palácio Grassi, em Veneza e o Museu de Arte Asiática, em São Francisco.

Dentre os diversos prêmios que recebeu, um dos mais icônico foi concedido pela Academia de Artes de Brera, que lhe concedeu o título de “A Dama da Arquitetura”.

arquitetas-famosas-gae-aulenti-museu-dorsay

arquitetas famosas: Gae Aulenti museu d’Orsay

arquitetas-famosas-gae-aulenti-galeria-de-arte-contemporanea

arquitetas famosas: Gae Aulenti Galeria de Arte Contemporânea

arquitetas-famosas-gae-aulenti-museu-de-arte-asiatica

arquitetas famosas: Gae Aulenti Museu de Arte Asiática

8- Kazuyo Sejima

 

Outra ganhadora do Prêmio Pritzker, em 2010, Sejima não poderia estar de fora de nossa lista de arquitetas famosas.

Tem projetos realizados em diversos países, além do Japão, sua terra natal, como Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França, destacando-se entre eles obras como o Prédio da Christian Dior, em Tóquio; O Pavilhão de Vidro do Museu de Arte de Toledo; o Novo Museu de Arte Contemporânea, em Nova York; o Serpentine Pavilion, em Londres e o Centro de Aprendizado Rolex, em Lausanne.

arquitetas-famosas-kazuyo-sejima-predio-christian-dior

arquitetas famosas: Kazuyo Sejima prédio Christian Dior

arquitetas-famosas-kazuyo-sejima-pavilhao-de-vidro

arquitetas famosas: Kazuyo Sejima pavilhão de vidro

arquitetas-famosas-kazuyo-sejima-novo-museu-de-arte-contemporanea

arquitetas famosas: Kazuyo Sejima Novo Museu de Arte Contemporânea

arquitetas-famosas-kazuyo-sejima-serpentine-pavilion

arquitetas famosas: Kazuyo Sejima Serpentine Pavilion

arquitetas-famosas-kazuyo-sejima-centro-de-aprendizado-rolex

arquitetas famosas: Kazuyo Sejima Centro de Aprendizado Rolex

9- Denise Scott Brown

 

Nascida na cidade de Nakna, na Zâmbia, esta arquiteta urbanista estudou inicialmente na África do Sul, depois em Londres e finalmente se tornou mestre pela Universidade da Pensilvânia, onde também desenvolveu uma carreira acadêmica.

Mas sua participação com uma das principais arquitetas de sua própria empresa, a Venturi Scott Brown, lhe valeu uma série de prêmios internacionais, além de projetos marcantes, como o Complexo Universitário Palmer Commons, em Michigan; a Biblioteca Baker-Berry, em Nova Hampshire; o Instituto Radcliffe de estudos avançados do campus da Universidade de Harvard, em Boston e o Perelman Quadrangle, na Universidade da Pensilvânia, Philadelphia.

arquitetas-famosas-denise-scott-brown-complexo-universitario-palmer-commons

arquitetas famosas: Denise Scott Brown complexo universitário Palmer Commons

arquitetas-famosas-denise-scott-brown-biblioteca-baker-berry

arquitetas famosas: Denise Scott Brown biblioteca Baker-Berry

arquitetas-famosas-denise-scott-brown-perelman-quadrangle

arquitetas famosas: Denise Scott Brown Perelman Quadrangle

Veja mais sobre Denise Scott Brown: arquiteta, empresária, professora

10- Jeanne Gang

 

Para fechar nossa lista de arquitetas famosas, trazemos alguns detalhes da obra de Jeanne Gang, idealizadora do Aqua Tower, de Chicago. Líder de seu próprio escritório de arquitetura, sua marca pessoal é o uso de materiais inovadores que proporcionam maior sustentabilidade às edificações.

Outras de suas obras de destaque são o Arcus Center for Social Justice Leadership; o WMS Boathouse no Parque Clark e o Eleanor Boathouse no Rio Chicago; e o Nature Boardwalk, no Zoológico Lincoln.

arquitetas-famosas-jeanne-gang-aqua-tower

arquitetas famosas: Jeanne Gang Aqua Tower

arquitetas-famosas-jeanne-gang-arcus-center-for-social-justice-leadership

arquitetas famosas: Jeanne Gang Arcus Center for Social Justice Leadership

arquitetas-famosas-jeanne-gang-wms-boathouse

arquitetas famosas: Jeanne Gang Boathouse

arquitetas-famosas-jeanne-gang-nature-boardwalk

arquitetas famosas: Jeanne Gang Nature Boardwalk

Que achou de nossa lista de arquitetas famosas? Sentiu falta de algum nome importante? Pode incluir sua sugestão nos comentários.

E se quiser conhecer mais biografias de arquitetos famosos, confira algumas delas em nosso blog: