Tipos de Casas: Veja 6 Exemplos Marcantes na Arquitetura!

Casa, em seu sentido mais simples, é um conjunto de paredes cobertas por um teto que tem como objetivo servir de moradia para um ou mais indivíduos.

Trata-se de uma das primeiras palavras que aprendemos a escrever na escola, o primeiro local onde começamos a ter noção de comunidade.

Falar sobre os diferentes tipos de casas que surgiram ao longo da história é um desafio, afinal existiram (e ainda existem) muitas particularidades, mas separamos 6 exemplos mais comuns no Brasil e no mundo, confira:

O que é uma casa?

Casa, em seu sentido mais simples, é um conjunto de paredes cobertas por um teto que tem como objetivo servir de moradia para um ou mais indivíduos.

O espaço atua como uma proteção dos fenômenos da natureza (como chuva, vento, calor, frio etc), além servir como abrigo contra o ataque de terceiros.

Tipos de Casas Casa de Alvenaria (foto: Tudo Construção)

Tipos de Casas: Casa de Alvenaria (foto: Tudo Construção)

Desde a pré-história, o ser humano teve o instinto de criar diferentes tipos de casas para garantir sua sobrevivência.

O avanço da humanidade está ligado diretamente à evolução dos métodos construtivos, que deram cada vez mais segurança e conforto para os indivíduos.

A arquitetura vernacular, feita com recursos naturais e técnicas próprias de cada região específica, é um exemplo da importância da arquitetura na preservação da espécie humana.

Depois veio o desenvolvimento dos blocos de tijolos, do aço, do concreto e de diversas outras invenções que permitiram a construção de obras arquitetônicas espetaculares.

Para relembrar um pouco dessa trajetória das moradias na arquitetura, veja os 6 diferentes tipos de casas mais comuns:

6 tipos de casas que marcaram a história!

  1. Oca
  2. Palafita
  3. Pau a Pique
  4. Alvenaria
  5. Edifícios
  6. Pré-Montadas

1- Oca 

A oca é a residência típica dos indígenas brasileiros.

É um orgulho lembrar que esse é um dos tipos de casas de origem 100% brasileira, pois sua beleza e funcionalidade são impressionantes.

Tipos de Casas: Ocas Pequenas (foto: Pinterest)

Tipos de Casas: Ocas Pequenas (foto: Pinterest)

As ocas são construídas em um formato ogival e podem chegar a 30 m de comprimento. Em relação aos materiais, são utilizados basicamente troncos de árvores na estrutura e palha na cobertura.

Não há divisões internas ou janelas nas ocas. Uma curiosidade é que trata-se de um dos tipos de casas que podem abrigar mais pessoas.

Uma oca grande pode comportar até 100 indivíduos.

2- Palafita

Trata-se de um sistema construtivo usado em regiões com grande extensão de rio.

As casas, geralmente de madeira, são construídas sobre estacas e ficam sobre a água. É um dos tipos de casas mais antigos do mundo, encontrado na Europa, Ásia, América e África.

Veneza, na Itália, é considerada uma cidade palafítica, pois consolidou-se ao longo dos anos com casas fincadas dentro da água.

Tipos de Casas: Palafita (foto: Eduardo Girão)

Tipos de Casas: Palafita (foto: Eduardo Girão)

Moradias de palafita são tipos de casas relacionadas à população de baixa renda, que moram em lugares afastados do centro e dependem do rio para garantir seu sustento.

Também é possível encontrá-las em regiões periféricas do país.

Além de madeira, as moradias de palafita também podem ser feitas de taipa, palha, isopor, plástico e outros materiais.

Veja também: Gentrificação – Entenda o Que é e Porque Está Longe de Ser Resolvido

3- Pau a Pique

Assim como a palafita, o pau a pique é uma das técnicas construtivas mais antigas quando falamos de diferentes tipos de casas.

Também conhecida como taipa de mão, a técnica consiste no entrelaçamento de madeiras que formam vãos. Essas aberturas, posteriormente, são preenchidas com barro.

Tipos de Casas: Casa de Pau a Pique (foto: Pinterest)

Tipos de Casas: Casa de Pau a Pique (foto: Pinterest)

O Pau a Pique é um dos tipos de casas que fazem parte da história da arquitetura brasileira. O método construtivo foi muito usado na arquitetura colonial portuguesa, tanto na construção de residências como de Igrejas.

Esses tipos de casas ainda são construídos em diversas regiões do Brasil, principalmente no Norte e Nordeste.

Veja também: Encante-se com as 12 cidades Históricas de Minas Gerais mais valiosas

4- Alvenaria

A alvenaria é o método construtivo mais usado nas casas brasileiras. Os materiais utilizados na estrutura são tijolos (geralmente de cerâmica ou concreto), argamassa, entre outros de acordo com a necessidade da obra.

Tipos de Casas: Casa de Alvenaria (foto: Revista Viva Decora)

Tipos de Casas: Casa de Alvenaria (foto: Revista Viva Decora)

Voltando um pouco na história desses tipos de casas, não é possível dizer com precisão quando a alvenaria surgiu como método construtivo.  No entanto especialistas apontam os primeiros registros na Mesopotâmia, entre 8.000 a 4.000 a.C.

Os primeiros materiais usados no que hoje conhecemos como estrutura de alvenaria foram o adobe, o barro queimado, a argila seca ao sol e os blocos de arenito.

O Coliseu de Roma é um exemplo famoso de obra que representou o desenvolvimento da alvenaria ao longo da história.

Tipos de casas: Coliseu de Roma é uma das primeiras grandes obras da história feita de alvenaria (foto: Dicas da Itália)

Tipos de Casas: Coliseu de Roma é uma das primeiras grandes obras da história feita de alvenaria (foto: Dicas da Itália)

A alvenaria é o sistema construtivo mais usado no Brasil devido ao custo baixo do material, a alta disponibilidade de mão de obra e a rapidez do processo de construção.

5- Edifícios

A definição mais simples de edifício é uma construção formada por vários pavimentos na posição vertical que pode ser usado para fins comerciais ou residenciais.

Tipos de casas: Edificio Copan, em São Paulo (SP) - foto: SP Bairros

Tipos de Casas: Edificio Copan, em São Paulo (SP) – foto: SP Bairros

O primeiro edifício que se tem registro é o Equitable Life Building, inaugurado em Nova York (EUA) em 1870. Ele tinha 43 metros de altura e foi o primeiro prédio comercial a ter elevador.

Tipos de Casas: Equitable Life Building, o primeiro edifício do mundo

Tipos de Casas: Equitable Life Building, o primeiro edifício do mundo

Com o avanço da tecnologia e o crescimento das zonas urbanas, os prédios residenciais se tornaram um dos tipos de casas mais usados no mundo.

Nos últimos anos, temos visto a construção de edifícios sustentáveis, que usam a tecnologia para reduzir os impactos do consumo de água, energia e geração de resíduos ao meio ambiente.

6- Casas Pré-Fabricadas

Casas pré-moldadas são aquelas feitas por meio de módulos ou peças. Esses elementos são pré-fabricados antes de chegarem ao canteiro de obra.

Podemos citar como exemplo os métodos construtivos Wood Frame e Light Steel Frame.

Esses tipos de casas são muito presentes na Europa, Àsia e EUA, mas pouco executadas no Brasil

Conforme explicamos ao longo do texto, ainda existe no Brasil uma preferência por métodos construtivos in-loco, principalmente a alvenaria.

Tipos de casas: Light Steel Frame é exemplo de sistema construtivo pré-fabricado (foto: Pinterest)

Tipos de Casas: Light Steel Frame é exemplo de sistema construtivo pré-fabricado (foto: Pinterest)

Tipos de casas pré-moldadas exigem um projeto detalhado de engenheiros e arquitetos, um serviço que não faz parte da realidade de grande parte dos brasileiros.

Além disso, questões como alto custo do material, exigência de mão de obra especializada e logística avançada para transportar as peças também tornam esses tipos de casas menos presentes no país.

Mas, sem dúvidas, esses tipos de casas oferecem muitas vantagens como o maior controle do orçamento de obra, a rapidez na entrega, a possibilidade de criar-se grandes vãos, a sustentabilidade, entre outras.

E aí, qual desses tipos de casas você admira mais? Compartilhe com a gente nos comentários!