Dá para unir higiene e diversão? Descubra como criar um projeto de banheiro infantil

projeto-banheiro-infantil

Projeto de banheiro infantil

Preparar ambientes para crianças exige de arquitetos e designers de interiores uma atenção especial no projeto. É necessário pensar cuidadosamente na elaboração dos espaços e em como os pequenos vão poder aproveitá-lo da melhor forma possível.

Quando se trata de um projeto de banheiro infantil, ele deve contemplar pontos importantes além da questão de higiene pessoal, como segurança e conforto.

Para tanto, todas as decisões do projeto, desde a escolha dos materiais, das louças e da decoração, devem ser tomadas levando em conta o uso infantil.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os pontos de atenção mais importantes nesse tipo de projeto. Acompanhe!

Confira também outras dicas sobre projetos de banheiro:

5 dicas para o projeto de banheiro infantil

 

1- Pense na ergonomia dos móveis e objetos

 

Projeto-banheiro-infantil-ergonomia-banheiro-infantil

Projeto de banheiro infantil: Ergonomia em banheiro infantil

Conforme citamos no começo do texto, para uma maior vida útil do ambiente, o projeto de banheiro infantil deve evitar soluções que podem tornar-se inadequadas ao longo do tempo.

No caso de banheiros residenciais, louças com medidas específicas para crianças ficarão inutilizáveis como o passar dos anos.

Já em uma escola, existem crianças de alturas variadas. Além disso, como os pequenos estão em constante crescimento e desenvolvimento, o espaço também deve considerar esse processo e ser flexível a essas mudanças. Em vez de alterar a altura da cuba, por exemplo, pode-se prever um degrau móvel que ajuste a altura da bancada à altura da criança.

Dessa forma, facilita-se o uso para os pequenos, sem necessariamente alterar medidas e alturas padrão.

O mesmo pode ser feito para o vaso sanitário: utilizar uma escadinha mais comprida e larga, adaptável e segura para a criança.

Além disso, o banheiro deve contar com espaço para o acompanhamento de um adulto caso seja necessário.

Veja também: a arquitetura escolar e como ela ajuda o processo de aprendizado de nossas crianças.

2- Dê atenção à segurança

 

projeto-banheiro-infantil-seguranca-banheiro-infantil

Projeto de banheiro infantil: Segurança em banheiro infantil

É fato que um banheiro infantil deve privilegiar a segurança dos pequenos usuários. Cuidados simples, como escolha de materiais adequados, podem fazer a diferença no projeto. Tudo isso deve ser considerado sem esquecer a boa funcionalidade do banheiro.

Visando a segurança, o primeiro ponto é eliminar o máximo possível a existência de quinas no projeto, que podem causar acidentes e machucados. Convém arredondar os cantos de gabinetes e móveis e evitar o uso de puxadores, o que confere também uma linguagem lúdica ao projeto.

No caso de banheiros infantis em casa, para evitar acidentes, é importante reservar um espaço para guardar alguns objetos fora do alcance das crianças, como xampus e outros produtos.

3- Aposte em materiais diferenciados

 

projeto-banheiro-infantil-materiais-em-banheiro-infantil

Projeto de banheiro infantil: Materiais em banheiro infantil

Em um projeto de banheiro infantil, vale apostar no uso de materiais antiderrapantes e de fácil manutenção. Como em qualquer banheiro, aconselha-se revestir todas as superfícies de piso e parede com revestimentos mais resistentes à umidade, já que terão contato frequente com água e vapores.

No piso, o cuidado maior deve ser com a área do box, sendo indicados materiais como revestimentos cerâmicos e porcelanatos (com acabamento específico para áreas molhadas), pastilhas, pedras naturais e outros.

Já na área de vaso e bancada outros materiais também podem ser utilizados, como pisos vinílicos e outros. Tapetes emborrachados externos ao box também são importantes para evitar o escorregamento.

Quanto aos metais, é importante que seja de fácil uso das crianças. No caso das torneiras, deve-se preferir as de fácil acionamento (automático, de preferência) e evitar os misturadores, porque podem causar dificuldade para temperar a água.

Toalheiros fixos na bancada também facilitam o alcance das crianças. Outra dica é utilizar um deck removível abaixo da bancada, garantindo o acesso e dando autonomia aos pequenos.

Com relação às cores, caso o banheiro seja residencial, elas devem combinar com o estilo dos moradores.

No caso de um banheiro pensado a longo prazo, cabe investir em cores e materiais mais neutros nos revestimentos gerais. Deixe cores mais vibrantes para objetos de decoração, como bonecos e outros brinquedos, que podem até ser usados durante o banho da criança.

Além disso, para dar um toque mais divertido ao banheiro, é possível utilizar pastilhas coloridas em barrados e listras, espelhos com formatos diferenciados e adesivos, que poderão ser removidos e trocados de acordo com o crescimento da criança.

Ainda não sabe quais produtos usar? Confira os catálogos de louças e metais da Deca:

cta-lp-catalogos-deca

4- Torne o projeto de banheiro infantil lúdico

 

projeto-banheiro-infantil-banheiro-infantil-objetos-ludicos

Projeto de banheiro infantil: Banheiro infantil com objetos lúdicos

Além de acessórios infantis como os adesivos, pode-se utilizar outros itens que deixem o banheiro divertido para a criança sem atrapalhar a funcionalidade.

É o caso de nichos na parede para brinquedos e produtos de higiene ou mesmo um baú com rodízios e travas que pode servir como banco e lugar para guardar brinquedos.

5- Faça um planejamento de médio a longo prazo

 

No caso de um projeto de banheiro infantil residencial, é importante lembrar que o ambiente deve ser adaptado para a utilização de todos os moradores.

Visando maior economia, o projeto deve ser feito considerando um planejamento de médio a longo prazo.

É importante facilitar o uso do espaço de maneira independente pelas crianças, porém não se pode esquecer que ela também vai crescer e que soluções muito específicas para determinadas idades resultarão em pouco tempo de uso.

Por isso, se quiser fazer um investimento de maior prazo, as soluções adotadas no projeto também devem considerar essa questão.

Sendo assim, o ideal é projetar um banheiro que possa também ser usado no futuro. De maneira geral, os profissionais costumam investigar como a família pretende estar nos próximos 10 anos, e como o projeto pode responder a essas futuras necessidades.

Como vimos, muitas soluções práticas, baratas e funcionais podem facilitar o uso do banheiros para as crianças.

A escolha adequada de materiais e estratégias de projeto de banheiro infantil vai depender da necessidade dos clientes e suas especificidades, porém, utilizando a criatividade, é possível criar um ambiente lúdico e divertido que não deixa de lado a segurança e o conforto dos pequenos.

Agora que você conferiu as dicas para criar um projeto de banheiro infantil, aproveite para ler também:

Este post foi escrito pela Deca, maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.