Desvende a incrível história do design de interiores, do Antigo Egito até os dias de hoje!

Falar sobre a história do design de interiores envolve tantos pontos que chega a ser difícil de saber ao certo como começar.

Tão antiga quanto o nascimento da arquitetura, a arte do design de interiores surgiu, provavelmente, no Egito Antigo, e evoluiu a ponto de se tornar o que vivemos hoje.

Passando por diferentes estilos, o design de interiores sempre foi referência para todos os amantes de decoração – mesmo que indiretamente.

Quer saber mais sobre a história do design de interiores e sua influência no mundo e na vida das pessoas?

Confira o texto a seguir e não deixe de assistir, no final, a uma animação em vídeo que explica tudo isso de uma forma muito divertida e didática!

A história do design de interiores no Brasil foi fortemente influenciada pelo modernismo, conheça mais sobre esta escola da arquitetura nesta postagem de nosso blog: Como a arquitetura moderna brasileira mudou a cara do país

História do design de interiores: tudo começou no Egito

 

Egito

 

historia-do-design-de-interiores-egito-mural

história do design de interiores: egito mural

Acredita-se que a história do design de interiores teve origem no Egito Antigo, mais de mil anos antes de Cristo. Na época, os egípcios construíam suas casas com barro e decoravam com mobiliário de madeira, tapetes de palha, de tecidos e de peles de animais.

Todo o conhecimento que temos sobre esse cotidiano é retratado em pinturas feitas em vasos e murais.

Foi no Novo Império que tudo o que diz respeito à pintura, escultura e arte alcançaram um nível ainda mais alto de beleza e plenitude. Um exemplo são os itens de uso da nobreza e da corte, desenhados com perfeição e repletos de detalhadas técnicas.

historia-do-design-de-interiores-egito-cadeira

história do design de interiores: egito cadeira

Com a falta de florestas na região, os egípcios eram obrigados a buscar alternativas à madeira, passando a utilizar o tijolo de barro e a palha nas construções locais, e materiais como vime e junco para o desenvolvimento de móveis.

historia-do-design-de-interiores-egito-cama

história do design de interiores egito cama

Foram eles os pioneiros no uso de camas, mesas, cadeiras e banquinhos no cotidiano. O baú, por exemplo, era muito utilizado para substituir os usuais armários.

O design de móveis evoluiu muito até os dias de hoje, conheça algumas das referências atuais e compare:

Grécia

 

historia-do-design-de-interiores-grecia

história do design de interiores: grécia

Foi na era Clássica, mais precisamente entre 499 a.C. a 79 d.C., que a Grécia Antiga passou pelo seu apogeu. Na época, mesmo se inspirando no estilo egípcio, os gregos passaram a priorizar o conforto, adotando poucos móveis dentro de casa e um design com curvas.

historia-do-design-de-interiores-grecia-klismos

história do design de interiores: grécia klismos

Mesmo com a redução do mobiliário, os gregos dedicavam boa parte de seu tempo pensando em sua elaboração. Com o passar do tempo, passaram a desenvolver produtos mais refinados, com a aplicação de metais nobres.

historia-do-design-de-interiores-grecia-sofa

história do design de interiores: grécia sofá

Nas salas, na decoração não podiam faltar sofás, que também já eram utilizados para fazer refeições, já que possuíam um suporte para apoiar os pratos.

Roma

 

historia-do-design-de-interiores-roma-arte

história do design de interiores: roma arte

No Império Romano, a nobreza habitava residências caracterizadas por grandes pátios internos, mosaicos nos pisos e pinturas que simbolizavam os deuses e a literatura daquela época.

Além de se preocupar com o impecável acabamento das construções, os romanos foram responsáveis por introduzir na história do design de interiores uma maneira de pensar que combinasse o conforto e a estética.

historia-do-design-de-interiores-roma-cama

história do design de interiores: roma cama

Diferentemente do que estamos acostumados, as camas ficavam na sala principal, e não no dormitório. Como o imperador tinha o costume de receber convidados no momento do jantar, eram instalados diversos leitos no ambiente.

historia-do-design-de-interiores-roma-sala

história do design de interiores: roma sala

Dessa forma, os romanos desenvolviam o design de interiores de forma intuitiva, já que cada cômodo da casa tinha uma finalidade e todo o seu mobiliário era pensado com o objetivo de atender às necessidades das pessoas e criar um ambiente mais aconchegante para todos os convidados.

Outra maneira de conhecer mais sobre arquitetura e design de interiores é assistindo alguns filmes, confira: Os 7 melhores filmes para arquitetos e profissionais de interiores obrigatórios em seus currículos

Renascença

 

historia-do-design-de-interiores-renascenca-arte

história do design de interiores: renascença arte

Presente na arquitetura de castelos e catedrais europeias, o estilo gótico representou o período anterior à Renascença.

Foi uma mudança brutal de estilos, em que se trocou a frieza e escuridão do gótico pela inovação e criatividade do Renascentismo, fazendo o uso de luz natural e pátios abertos.

Dessa forma, surgiu o Renascentismo, na Itália, servindo como exemplo a algumas de suas principais cidades, que se caracterizam pelo detalhado planejamento e composição estética.

historia-do-design-de-interiores-renascenca-cassone

história do design de interiores: renascença cassone

Os arquitetos passaram a desenvolver ambientes com materiais diversificados, como o mármore e a madeira, móveis rebuscados, pinturas especiais e detalhes visuais diferenciados nos pisos. O intuito, na época, era impressionar e mostrar riqueza e poder.

Barroco

 

historia-do-design-de-interiores-barroco-arte

história do design de interiores: barroco arte

No início do século XVII, foi a vez do estilo barroco ditar tendência na época. Caracterizado pela decoração rica em detalhes e mais majestosa do que sua antecessora, o barroco se espalhou rapidamente pela Europa.

historia-do-design-de-interiores-barroco-igreja

história do design de interiores: barroco igreja

Com o uso demasiado de mármore em diversas cores, vitrais e cúpulas pintadas, cada dia mais novas igrejas e palácios foram construídos e diversos prédios redesenhados.

historia-do-design-de-interiores-barroco-versailles

história do design de interiores: barroco versailles

Uma grande referência da época barroca é o aclamado Palácio de Versailles, na França. Considerado uma das maiores construções da história, o local impressiona tanto na parte externa quanto interna. Rico em detalhes, o palácio possui grande quantidade de espelhos e uma quantidade enorme de cômodos.

historia-do-design-de-interiores-barroco-versailles-interior

história do design de interiores: barroco versailles interior

Confira algumas definições de arquitetura e enriqueça ainda mais seus conhecimentos sobre ela: Arquitetura: música petrificada ou construção que ordena o espaço?

Neoclassicismo

 

historia-do-design-de-interiores-neoclassicismo-arte

história do design de interiores: neoclassicismo arte

Com a Revolução Industrial, o design de interiores deixou de ser algo exclusivo da nobreza, e acabou se tornando essencial nas casas de classe média. Assim, os moradores passaram a dar preferência para papéis de parede e tapetes que antes eram sinônimo de luxo.

historia-do-design-de-interiores-neoclassicismo-ornamentos

história do design de interiores: neoclassicismo ornamentos

Outros ornamentos se tornaram mais acessíveis à população, como os móveis estofados e até mesmo os livros. Ao se dedicar ao design de interiores, as pessoas sentiam-se poderosas e mais confiantes perante a alta sociedade.

historia-do-design-de-interiores-neoclassicismo-moveis

história do design de interiores: neoclassicismo móveis

O estilo classicista, que durou até o início de 1800, também foi marcado pelo uso de materiais diferenciados, como a seda, o veludo e o bronze.

Estilo Vitoriano

 

historia-do-design-de-interiores-vitoriano

história do design de interiores: vitoriano

Remetendo às características da época da rainha Vitória, da Inglaterra, o estilo vitoriano foi responsável por influenciar todos os cantos do mundo, já que deu uma nova roupagem aos móveis, tecidos e vestimentas.

historia-do-design-de-interiores-vitoriano-pintura

história do design de interiores: vitoriano pintura

Se tornou tendência por quase um século inteiro, principalmente por fazer o uso tanto de elementos atuais para a época, quanto retrôs.

historia-do-design-de-interiores-vitoriano-interior

história do design de interiores: vitoriano interior

A decoração era aconchegante e prezava o clima familiar, unindo a sofisticação e a praticidade dos novos materiais industriais da época. Madeiras escuras, móveis densos e paredes com cores fortes são algumas de suas minuciosidades.

Modernismo

 

historia-do-design-de-interiores-modernismo

história do design de interiores: modernismo

Importante referência para o mundo do design, o modernismo da metade do século XX durou entre 1930 e 1965, e suas características são vistas até os dias de hoje, como os móveis tão peculiares da época que voltaram a se tornar ícones a partir da década de 90.

Alguns dos mais renomados designers da história fizeram parte do movimento, como Charles Eames, Florence Knoll, Mies van der Rohe e Le Corbusier.

historia-do-design-de-interiores-modernismo-poltrona-charles-eames

história do design de interiores: modernismo poltrona charles eames

Com a modernização mundial, no começo do século XX, novos costumes vieram à tona, juntamente com tecnologias jamais vistas antes.

Assim, os designers de interiores passaram a viver o melhor momento da história, podendo planejar os espaços de maneira funcional e moderna.

historia-do-design-de-interiores-modernismo-villa-church-le-corbusier

história do design de interiores: modernismo villa church le corbusier

O design moderno, desde então, evoluiu cada vez mais com o passar do tempo, e é possível ver de perto seu progresso tanto ao redor do mundo quanto na história do design de interiores do Brasil.

Aproveite para conhecer alguns dos grandes nomes do modernismo brasileiro:

Assista a animação em vídeo que resume todos esses conceitos de uma forma muito divertida:

Agora que você conhece a história do design de interiores, que tal se aprofundar mais em seu aprendizado?

Confira nosso infográfico sobre a História do Design de Interiores e veja a evolução desde a idade da pedra até hoje.

banner-cta-infografico-historia-do-design

Conheça também o Viva Decora PRO Academy e seus cursos em vídeo sobre marketing criados especialmente para designers de interiores e arquitetos que querem encantar seus clientes!