O guia prático para criar a planta humanizada ideal

planta-humanizada-planta-em-3d

Planta humanizada: Planta humanizada em 3D

Planta humanizada deriva do termo técnico usado em arquitetura e urbanismo, “humanização” ou “humanização de desenhos” que se trata da prática de criar desenhos elaborados para apresentação de projetos de forma mais didática e de fácil entendimento por leigos.

Plantas humanizadas são destinadas aos clientes e precisam refletir com a maior proximidade possível como o ambiente ficará quando pronto.

Quando um cliente busca um arquiteto para decorar seu novo apartamento, reformar ou construir uma casa, por exemplo, ele quer entender plenamente como o imóvel ficará distribuído, onde ficarão as peças de mobiliário e sua distribuição, quais os detalhes da parte paisagística, além de outros detalhes do projeto.

Uma planta puramente técnica não dará conta do recado!

Para atender essa necessidade, o arquiteto cria a planta humanizada para apresentar ao cliente.

Assim, ele consegue visualizar com uma boa dose de realismo como o seu novo ambiente ficará depois de pronto.

Existem diversos recursos proporcionados pela arquitetura digital que permitem um efeito ainda mais impressionante para os clientes, como a realidade virtual e a possibilidade de fazer uma maquete eletrônica.

O que é uma planta humanizada?

 

planta-humanizada-planta-de-apartamento

Planta humanizada: Exemplo de planta humanizada de apartamento

A planta humanizada tem como característica o fato de apresentar desenhos coloridos, com luz, efeitos e texturização.

Além disso, também tem forte presença do mobiliário em sua concepção.

O seu conceito define-se como desenho com formato de planta baixa, porém, incorporando outros elementos, que a humanizam.

A grosso modo, é o desenho do imóvel, geralmente colorido, visto de cima, onde ficam os cômodos de uma casa, a garagem, o jardim, etc, com a inclusão do mobiliário.

A estética da planta humanizada é amigável, feita para que o cliente entenda seu próprio projeto sem a linguagem técnica do desenho arquitetônico comum.

O objetivo dessa elaboração é que o arquiteto apresente o layout do imóvel com a maior clareza possível.

A ideia é que o cliente entenda o projeto com objetividade e se impressione com o resultado apresentado pelo profissional, garantindo que o resultado final corresponda às suas expectativas.

Para entender melhor o que é uma planta humanizada e seu conceito, veja quais elementos devem ser destacados a se criar esse tipo de representação em um projeto arquitetônico:

  • Cores;
  • Componentes de mobiliário;
  • Texturização;
  • Luz;
  • Paisagismo;
  • Em alguns casos, até figuras humanas.

Aliado a essas características, para fazer uma planta humanizada profissional, a técnica é muito importante.

Junte isso aos desejos do cliente e terá feito um bom trabalho, que facilitará muito a aprovação do seu projeto.

A prancha de arquitetura é outro item que ajuda a humanizar o seu projeto. Veja em nosso post como criar uma em apenas 6 passos e arrasar nas suas apresentações.

Por que fazer uma planta humanizada?

 

planta-humanizada-residencia

Planta humanizada: Planta humanizada de residência

Imagine que um cliente peça para fazer o projeto de uma casa de dois andares, com dois quartos para crianças mais suíte, escada em caracol, jardim, garagem para dois carros e varandão.

Se fizer o desenho técnico tradicional e mostrar o projeto pra ele, é muito provável que o cliente não entenda e nem visualize a casa dos sonhos em um papel cheio de retas e números.

Portanto, fazer a planta humanizada é a garantia de que o cliente não só entenderá, como vai estabelecer uma rápida conexão com o projeto, se encantando pelo trabalho do arquiteto.

Caso precise, o cliente poderá pedir mais alterações e se sentirá mais seguro ao ser ouvido pelo profissional.

Ao passo que o arquiteto que fez a planta humanizada não precisará se explicar em termos técnicos, bastando apenas mostrar o desenho.

Aprenda como fazer planta humanizada

 

planta-humanizada-como-fazer

Planta humanizada: Dicas de como fazer uma

A planta humanizada é feita através de programas dedicados para isso.

Para aprender como fazer planta humanizada de qualidade, será preciso atenção ao escolher os elementos para a composição do desenho.

Pisos, revestimentos, mobiliário, texturas, cenas de sala de estar e outros ambientes, além de detalhes na decoração que fazem toda a diferença devem fazer parte do projeto.

A grande sacada para elaborar uma planta humanizada profissional são as referências, o capricho e o bom gosto do arquiteto, além de uma excelente interpretação dos desejos do cliente.

Qualquer cliente que reconhecer que seus expectativas estão sendo atendidas, estará mais propenso a fechar um projeto ao olhar uma planta humanizada feita com cuidado e rica em informações visuais de fácil compreensão.

Nunca se esqueça: esse tipo de cuidado faz toda a diferença na hora de fechar negócios!

Como dito acima, o piso é um detalhe importante na composição de sua planta humanizada, então confira nosso guia definitivo de como escolher o piso ideal para cada ambiente e mostre que você capricha nos detalhes.

Melhores programas para fazer planta humanizada

 

planta-humanizada-planta-no-corel

Planta humanizada: Planta humanizada no Corel Draw

Os programas mais conhecidos para fazer planta humanizada são o Corel Draw e Photoshop, populares e fáceis de mexer, porém, não foram especificamente criados para isso.

Há outros mais indicados, com mais recursos, que são capazes de elaborar plantas humanizadas da mesma forma.

Em geral, são os softwares em 3D que são habilitados para este fim.

A lista dos melhores softwares para arquitetos desenvolverem plantas humanizadas contém as seguintes ferramentas:

A dica para quem quer usar um programa mais acessível, totalmente gratuito é o serviço Homestyle (acesse no link e confira), desenvolvido pela Autodesk.

Ele permite criar plantas humanizadas pelo sistema “arrasta e solta” e visualizá-las em 3D com um realismo bastante interessante.

Outra ventagem é que ele roda direto no navegador.

Em programas 3D, para obter a planta em si, é só salvar uma cena considerando a vista superior do que você quer.

O resultado é o mesmo que o cliente verá na apresentação. Portanto, capriche na cena, nos mobiliários e nas referências escolhidas para o seu projeto.

A nossa lista de notebooks para arquitetos apresenta as melhores opções de configuração para rodar os programas apresentados na lista sem nenhum travamento. Confira!

Agora que você já sabe como fazer uma planta humanizada, que tal aprender a criar uma apresentação perfeita para o seu cliente usando o Sketchup, um dos softwares mais renomados do mercado?

Conheça o curso de Sketchup básico do Viva Decora PRO Academy, totalmente pensado para arquitetos e designers de interiores que almejam o sucesso profissional.

SketchUP-Basico

Este post foi escrito pela Duratex, a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul.